Cheesecake (Mármore) de Baunilha e Chocolate

 

 

Esta é uma das minhas receitas favoritas de cheesecake. O efeito marmoreado torna o cheesecake, além de bonito,  mais interessante em termos de sabor. No final, este pode ser servido simples ou com um fio de ganache por cima.

Curiosamente, em termos técnicos, o cheesecake não é bem um bolo mas sim um creme que depende da delicada coagulação dos ovos para solidificar, como acontece por exemplo com o crème brulée. Por esse motivo, deverá ser cozido em banho-maria e a baixa temperatura. Demora mais tempo no forno, mas o resultado final é um cheesecake cremoso e com uma textura muito suave.

O sabor ligeiramente acre típico do cheesecake advém das natas ácidas, mas caso não as encontre o iogurte grego natural é um bom substituto.

 

Cheesecake (Mármore) de Baunilha e Chocolate

Para uma forma de 21 cm

 

100 gr de bolacha maria moída

20 gr de manteiga derretida

 

520 gr de queijo creme tipo Philadelphia (preferencialmente à temperatura ambiente)

180 gr de açúcar

170 gr de natas ácidas (sour cream) ou, em alternativa, iogurte grego natural.

3 ovos

2 gemas

2 colheres de chá de pasta de baunilha (ou extracto de baunilha)

2 colheres de sopa de natas

 

120 gr de chocolate negro (ou de leite se preferir)

 

  1. Pré aqueça o forno a 150 Cº.
  2. Comece por preparar a forma onde vai cozer o cheesecake. Pode usar uma forma de aro amovível ou uma forma normal de bolo (tenho no facebook um vídeo que mostra como desenformar). Pulverize a forma com spray próprio para untar ou unte-a com um pouco de manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.
  3. Numa tigela, misture a bolacha maria moída com a manteiga derretida. Deite na forma e calque bem para formar uma base uniforme. Leve ao forno uns minutos apenas para tostar ligeiramente.
  4. Na batedeira, bata o queijo Philadelphia com o açúcar até estar cremoso e bem uniforme. Junte as natas ácidas (ou o iogurte). É conveniente, pelo menos uma vez, parar para raspar bem a tigela com a espátula de forma a evitar que o queijo fique colado no fundo.
  5. Com a batedeira numa velocidade mais baixa (para não incorporar ar no creme) adicione os ovos e a baunilha. Finalmente, deite as natas. Deixe bater até ter um creme homogéneo.
  6. Numa taça à parte, derreta o chocolate (em banho-maria ou no micro-ondas mexendo a cada 30 segundos). Quando o chocolate estiver derretido, junte uma chávena do creme de baunilha e envolva bem.
  7. Deite o creme de baunilha na forma. Em seguida, com uma colher ou com um saco pasteleiro distribua o creme de chocolate. Com uma pequena faca faça um zigue-zague nos cremes para criar um efeito mais marmoreado.
  8. Coza em banho-maria durante cerca de 1h30 ou até o cheesecake estar firme no centro. (Se usar uma forma de aro amovível deverá forrá-la bem exteriormente com papel de alumínio para não entrar água na forma). Preste atenção ao forno. Não deve deixar cozer demais o cheesecake porque este formará rachas no topo.
  9. Retire do forno e coloque no frigorífico para arrefecer. Depois de frio, desenforme. Está pronto a servir!

 

Conservação: O cheesecake, depois de cozido, deve ser guardado no frigorífico e conserva-se até 5 dias. Pode também ficar congelado durante 2 meses.

 

cheesecake-1374