Crème Brûlée

 

Tenho sempre dificuldade em responder quando me perguntam qual a minha sobremesa favorita, é que são tantas!, mas se tiver mesmo que fazer uma escolha acho que o Crème Brûlée leva o título. São raras as vezes que havendo Crème Brûlée no menu das sobremesas peço outra coisa.

Na realidade, trata-se de uma receita fácil e simples mas incrivelmente deliciosa. Neste caso não há cortes no açúcar ou nos lácteos, é receita de festa para os dias de excepção.

O facto de poder ser feito com antecedência, e apenas finalizado no momento de servir, faz com que seja a receita ideal para uma festa ou jantar de amigos onde queremos conviver e não estar de olho na cozinha.

A suavidade e doçura do creme de baunilha combinam na medida certa com o quase-amargo e estaladiço açúcar queimado. Vale a pena experimentar!

Crème Brûlée

Para 4 ramekins de 150 ml

250ml leite gordo

250ml natas

6 gemas

80 gr de açúcar

1 vagem de baunilha

  1. Pré-aquecer o forno a 160.º C.
  2. Deite as natas num recipiente com capacidade para a totalidade da receita. Reserve.
  3. Num tacho misture o leite, metade do açúcar, as sementes da vagem de baunilha e respectiva vagem.
  4. À parte, misture, com uma vara de arames,  as gemas com o restante açúcar. (Bater imediatamente estes dois ingredientes, caso contrário o açúcar “queima” as gemas inutilizando-as.)
  5. Leve o leite a aquecer até levantar fervura. Lentamente deite o leite quente sobre as gemas mexendo sempre. Com a ajuda de um passador, coe a mistura de leite e gemas directamente para o recipiente onde estão as natas. Com uma vara de arames mexa bem para incorporar todos os ingredientes. Após este passo a mistura está pronta e poderá ser cozida imediatamente ou guardada no frigorífico e apenas cozida no dia seguinte.

Os Crème Brûlées são cozidos em banho-maria no forno e o procedimento é o seguinte:

Num tabuleiro de forno coloque os ramekins e distribua o preparado pelos 4. Antes de deitar a água quente no tabuleiro, e para evitar acidentes, coloque primeiro o tabuleiro dentro forno e só depois adicione a água quente ao tabuleiro, mais ou menos até um terço da altura do ramekin.

Os Crème Brûlées estão prontos quando a mistura se mostrar firme mas ainda tremelicante no centro, entre 30 a 40 min. Para verificar a melhor maneira é dar um toquezinho num ramekin e ver como abana o creme.

Assim que estiverem no ponto certo retire os ramekins do forno, deixe arrefecer e depois refrigere.

No momento de servir polvilhe com açúcar e queime com um maçarico ou um ferro quente.

Na ausência dos dois poderá ser feito um pouco de caramelo à parte e cuidadosamente deitado, girando o ramekin (proteger sempre a mão com uma toalha não vá haver salpicos de caramelo!) para que a camada seja uniforme, sobre cada Créme Brûlée.

Poderão ser servidos simples ou com morangos frescos. Na fotografia eu juntei croissants caramelizados.

A receita de croissants caramelizados é muito simples: croissants (preferencialmente de ontem) cortados em cubos polvilhados com sal e açúcar, a gosto, e um pouco de manteiga derretida. Vão ao forno (a 180º C) por uns minutos até dourar.

creme-brulee-6-of-30