O Eggnog é, provavelmente, uma das bebidas mais tradicionais de Natal nos Estados Unidos. Logo a partir do final de Novembro, o Eggnog (com e sem álcool) começa a aparecer em todos os supermercados e das mais variadas marcas… e é uma tentação!
Já experimentei várias marcas e, como seria de esperar, não há nada como o produto feito em casa, ao nosso gosto e com os ingredientes da qualidade que escolhemos.
Esta receita tem por base o Crème Anglaise cujo procedimento apresento no vídeo junto. Neste vídeo, mostro como fazer este creme, mesmo sem a utilização de um termómetro.
Para quem preferir uma versão não alcoólica, o Brandy pode ser omitido, mas eu recomendo vivamente a sua inclusão porque dá ao Eggnog, literalmente!, um calor adicional que sabe tão bem nos dias frios de Natal.
Num pequeno tacho, junte o leite, as natas, a canela e a noz moscada e leve ao lume a ferver.
À parte, numa tigela, bata as gemas com o açúcar. Quando o leite começar a ferver, mantenha o tacho ao lume, mas deite um pouco de leite quente sobre as gemas e mexa bem. Deite a mistura das gemas sobre o leite e, sem parar de mexer, cozinhe até à temperatura entre 82ºC e 84 Cº (para mais dicas sobre como cozinhar o Crème Anglaise sem termómetro ver o vídeo infra).
Quando o creme estiver no ponto certo, passe-o por um passador. Junte o brandy, mexa bem e leve imediatamente ao frigorífico.
Sirva o eggnog polvilhado com noz-moscada. Se preferir o Eggnog mais líquido junte um pouco de leite no momento de servir.