Broa de Milho

Broa de Milho

 

Esta é a receita de broa da minha avó paterna, uma broa que, conforme a tradição da zona de Coimbra (de onde a minha família é originária), combina farinhas de milho e de trigo.

Na realidade, esta receita chegou-me às mãos sem grandes referências de quantidades, tinha o peso das farinhas… e o resto apenas q.b. Bem, considerando que as minhas memórias de ver a minha avó a fazer broa já eram longínquas, não foi propriamente à primeira que cheguei a um resultado satisfatório.

Sem alternativa, que aqui no Arizona não se vende broa, e com um enorme desejo de fazer peixe com broa (que cá também não há bacalhau seco) dediquei-me a desenvolver esta receita de modo a encontrar uma fórmula que funcionasse sempre.

Foram vários os testes que fiz até chegar a esta versão que, finalmente, me agradou: uma massa fácil de fazer, que coze bem e que sabe ainda melhor!

 

Broa de Milho

Faz duas broas médias

 

500 gr de farinha de milho (a mais fina que encontrar)

250 gr de farinha de trigo sem fermento

1/2 colher de sopa de sal fino

2 colheres de chá de fermento tipo fermipan

480 gr água

 

  1. Numa tigela, deite a farinha de milho e o sal. Ferva metade da quantidade da água e verta sobre a farinha de milho. Envolva com uma colher de pau até ficar granulada e deixe arrefecer.
  2. De seguida, dissolva o fermento num pouco de água morna. (O tempo que a farinha de milho demora a arrefecer é mais ou menos o mesmo que o fermento demora a activar).
  3. Quando a farinha de milho estiver apenas morna (se estiver muito quente mata o fermento) acrescente o fermento, a farinha de trigo e o resto da água. Bata na batedeira (com o gancho) até obter uma massa uniforme. A massa está pronta quando começar a descolar da tigela. No entanto, contrariamente a uma massa de pão, a massa de broa fica sempre mais pegajosa e húmida.
  4. Caso faça a massa à mão, o processo é bastante fácil e rápido. O método que uso é puxar com os dedos a massa de fora para o centro e, de seguida, fechando o punho, ir empurrando a massa e girando a tigela, repetindo o movimento até toda a água estar incorporada.
  5. Se após ter adicionado toda a água ainda sentir a massa seca, pode adicionar mais um pouco de água, ou se estiver muito húmida juntar mais farinha de trigo  até obter a consistência desejada.
  6. Alisar o topo da massa com uma mão húmida, polvilhar com farinha de trigo e tapar a tigela com papel aderente. Deixar levedar cerca de uma hora. A massa estará leveda quando a farinha de trigo tiver sido quase toda absorvida e se virem rachas à superfície.

Tradicionalmente, as broas são tendidas numa tigela enfarinhada que se gira de modo a formar uma bola uniforme, no entanto, para ser mais prático e rápido, eu salto este passo e apenas retiro a massa, com cuidado, da tigela onde levedou, formo duas bolas e coloco-as sobre um tabuleiro bem polvilhado com farinha de milho (para polvilhar o tabuleiro eu uso sêmola de milho porque não queima tão depressa). Polvilhar a broa com mais um pouco de farinha de trigo e levar ao forno.

A broa é cozida em forno bem quente, 250.º C, durante cerca de 30 / 40 minutos.

Nota: Esta receita foi testada várias vezes, no entanto, devo advertir que, efetivamente, a absorção de água por parte das farinhas varia, pelo que pode ser necessário efetuar pequenos ajustes na quantidade de água a usar.

 

broa-3