A primeira vez que o meu marido provou esta sobremesa disse que lhe fazia lembrar aquelas papas de pão, leite e café que comia quando era criança. Claramente, as papas dele eram mais ricas que as minhas que apenas tinham leite e pão.
Embora esta receita já tenha evoluído desde então, não deixa de ser, na sua essência, uma forma – excelente, diga-se – de usar restos de pão que existam por casa, e, talvez, admito, uma versão adulta e mais sofisticada dessas papas da nossa infância.
Pessoalmente, e quando possível, gosto de usar pão tipo brioche, mas qualquer tipo de pão serve. Embora o pudim seja saboroso por si só, a adição de caramelo no final completa a sobremesa e reforça o sabor a café.
Caramelo de Café
80 gr de açúcar
80 gr de natas
40 gr de manteiga
1 colher de chá de café solúvel
- Colocar o açúcar num tacho pequeno e deixar caramelizar até que tenha adquirido a cor âmbar (o caramelo começa a assumir uma cor arruivada).
- Desligar o lume, acrescentar as natas em pequenas porções, mexendo sempre com uma vara de arames. Devido à diferença de temperatura o caramelo pode espirrar, pelo que se deve introduzir as natas com cuidado.
- Juntar o café solúvel.
- Finalmente, adicionar a manteiga. Mexer bem até obter um creme uniforme.
Pudim de Pão (Bread Pudding) de Caramelo e Café
Faz um pudim de 20×20 cm
250 gr de pão (tipo brioche ou outro)
250 ml de leite
1 colher de sopa de café moído (não solúvel)
250 ml de natas
4 ovos
80 gr de açúcar amarelo
100 gr de caramelo de café
100 gr de chocolate negro ou de leite – ou uma mistura de ambos – partido em pedaços pequenos (opcional)
- Num pequeno tacho deite o leite e o café e leve ao lume até levantar fervura. Desligue o lume e deixe repousar (passados alguns instantes pode até cobrir o tacho com papel aderente), quanto mais tempo mantiver a infusão mais pronunciado será o sabor do café.
- Pré-aqueça o forno a 160º C.
- Corte o pão em cubos de cerca de 1 cm e reserve.
- Com uma vara de arames bata os ovos com o açúcar e o caramelo. Adicione as natas e o leite coado.
- Deite a mistura de ovos e leite sobre o pão. De seguida adicione o chocolate partido (se o usar) e envolva tudo. Deite esta mistura na forma e pressione ligeiramente (se quiser desenformar o pudim, aconselho a usar spray de untar ou a untar e polvilhar com farinha a forma). Tape a forma com papel aderente e papel de alumínio (sim, com os dois).
- Coza em banho-maria durante cerca de 1h10 minutos.
- Sirva o pudim à temperatura ambiente ou ligeiramente aquecido, regado com o resto do caramelo de café. Caso deseje desenformar e servir o pudim fatiado deverá guardá-lo no frigorífico de um dia para o outro para que ele fique firme e depois seja mais fácil desenformar e cortar.
Nota: Se tiver um maçarico poderá, no momento de servir, polvilhar o topo do pudim com açúcar e queimá-lo para adicionar uma textura crocante extra.
Conservação: Conserva-se até 5 dias desde que bem acondicionado no frigorífico.