Acho que não há ingrediente mais tipicamente americano do que a manteiga de amendoim. Dos inúmeros sabores que, neste país, existem de cada produto (tenho quase a certeza de que há, pelo menos, 100 tipos diferentes de bolachas Oreo!) o sabor a manteiga de amendoim é quase sempre um dos mais populares. Aliás, dos relatos que ouço, é mesmo daquilo que os americanos mais sentem falta quando estão fora. Por isso, estudar pastelaria, viver nos Estados Unidos e não aprender uma boa receita de bolachas de manteiga de amendoim seria algo bastante improvável e que, como é óbvio, não aconteceu.
Esta receita faz umas bolachas “chewy” bem ao estilo americano, mas para quem gosta de bolachas mais estaladiças é só adicionar um ou dois minutos ao tempo de cozedura.
Bolachas de Manteiga de Amendoim
Faz 30 bolachas de 25 gramas
85 gr de manteiga (de leite de vaca)
180 gr de manteiga de amendoim
85 gr de açúcar mascavado
130 gr de açúcar branco
1 ovo
1 colher de chá de extrato (ou pasta) de baunilha
140 gr de farinha de trigo sem fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento Royal
¼ de colher de chá de sal
40 gr de amendoins torrados (sem sal)
- Pré-aquecer o forno a 165º C.
- Bater as manteigas com os açúcares até obter um creme fofo.
- Incorporar o ovo e a baunilha.
- Finalmente adicionar os ingredientes secos e os amendoins até formar uma massa.
- Dividir a massa em 30 bolas com a ajuda de uma pequena colher de gelado ou de uma colher de sopa. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e dispor as bolas de massa a cerca de 1,5 cm de distância entre si. Para formar o xadrez. pressionar ligeiramente cada bola de massa com um garfo (este passo é meramente decorativo e, por isso, opcional). As bolachas podem ir diretamente para o forno sem essa decoração.
- Cozer durante cerca de 15 min, até ver os lados das bolachas a dourar. De referir que as bolachas ganham bastante cor na base.
- Deixar arrefecer as bolachas antes de servir, uma vez que estas estão moles quando saem do forno.
Conservação: As bolachas aguentam vários dias (se resistirem a comê-las todas), à temperatura ambiente, desde que conservadas num recipiente hermético. Tanto as bolachas cozidas como as bolas de massa ainda cruas se podem congelar. Neste último caso, deverá, apenas, ajustar-se ligeiramente o tempo de cozedura considerando que a massa está fria quando entra no forno.