Foram bastantes os testes que fiz até chegar a uma receita de donuts que me agradasse e, em especial, que agradasse ao meu marido, o expert em donuts cá de casa.
Esta receita produz donuts bem fofos e delicados.
Vários passos devem, no entanto, ser seguidos para obter um bom resultado final. Quando lerem a receita vão perceber melhor mas ficam aqui já as dicas.
- Amassar bem a massa. O tempo de amassar parece longo, mas é necessário para obter uma massa bem elástica;
- Não estender a massa fina demais. 1 cm pode parecer alto, mas não é. A massa praticamente nem é estendida, é ligeiramente pressionada para uniformizar a altura;
- Depois de cortar os donuts, e sobretudo depois do segundo período de levedação, é de evitar tocar no donut. Nesta fase, a massa está muito fofa e qualquer toque por mais delicado que seja vai retirar ar e fazer com que colapse um pouco, daí a utilização dos quadrados de papel vegetal. Tendo esta base torna-se mais fácil pegar em cada quadrado gentilmente e depositar o donut no óleo (com cuidado para não salpicar e não haver queimaduras) sem tocar na massa;
- Ter o óleo bem quente (190º C) e tentar manter a temperatura o mais estável possível;
- Aquecer ligeiramente o glacê para que a temperatura do donut e do glacê sejam semelhantes. Deste modo, o glacê adere melhor ao donut e não escorre tanto.
Como qualquer massa frita será melhor comido no dia, a menos que sejam como eu e prefiram os fritos no dia seguinte, frios e já mais ensopadinhos no açúcar.
Donuts
Faz 12 donuts
400 gr de farinha de trigo
120 ml de água
100 ml de leite magro
2 colheres de chá de fermento tipo fermipan (6 gr)
1/2 colher de chá de sal
60 gr de açúcar
75 gr de manteiga (à temperatura ambiente)
1 ovo (tamanho L)
Dissolva o fermento na água morna (já na tigela da batedeira) e espere até o fermento fazer espuma. Depois, junte os restantes ingredientes e bata com o gancho de amassar. Deixe amassar durante 10 min. É mesmo importante que a massa seja trabalhada durante este tempo.
A massa deve passar deste aspeto:
para este:
Deixe levedar a massa durante cerca de 1 hora ou até esta duplicar de volume. Entretanto, corte quadrados de papel vegetal com cerca de 10 cm.
Quando a massa tiver duplicado de volume, polvilhe ligeiramente uma superfície com farinha e estenda a massa com 1 cm de espessura (1 cm bem medido porque é suposto a massa ficar alta para fazer uns donuts bem fofos).
Corte os donuts com um cortador de 8 cm e outro de 3 cm para fazer o buraco. Pressione o cortador primeiro num pouco de farinha – isto para que o cortador corte a massa sem a amassar muito – e depois, então, corte a massa.
A massa que sobrar volta a estender-se e repete-se o processo.
Coloque cada donut num quadrado de papel vegetal. Cubra com papel aderente e deixe descansar cerca de 30 a 45 min. Aqueça o óleo à temperatura de 190º C. Com cuidado (para não tocar na massa) e usando os quadrados do papel vegetal deposite cada donut no óleo quente. Frite de ambos os lados até estarem dourados.
Deixe escorrer num papel absorvente durante um minuto ou dois e, depois, mergulhe o donut inteiro (ou apenas o topo conforme o gosto) no glacê morno (aquecido uns 20 segundos no microondas).
Se mergulhar os donuts inteiros no glacê, a melhor maneira de os escorrer é enfiar o cabo de uma colher de pau no buraco do donut e pousar a colher de pau sobre uma tigela.
Tal não será necessário quando apenas se mergulha o topo.
Glacê de Baunilha
1 chávena de açúcar em pó
2 colher de sopa de leite
1 colher de chá de pasta de baunilha ou extrato de baunilha
Com uma vara de arames misture bem os ingredientes.
Para mergulhar os donuts inteiros eu faço o glacê um pouco mais líquido e coloco uma terceira colher de sopa de leite. Se o glacê parecer demasiado espesso poderá sempre aquecer uns segundos no microondas e ele liquidifica ligeiramente ou, em último caso, adicionar mais uma colher de sopa de leite.
Glacê de Chocolate
1 chávena de açúcar em pó
2 colher de sopa de leite
1 colher de sopa de cacau em pó.
Com uma vara de arames misture bem os ingredientes.
Para mergulhar os donuts inteiros eu faço o glacê um pouco mais líquido e coloco uma terceira colher de sopa de leite. Se o glacê parecer demasiado espesso poderá sempre aquecer uns segundos no microondas e ele liquidifica ligeiramente ou, em último caso, adicionar mais uma colher de sopa de leite.
Decore a gosto, eu usei bolachas oreo esmagadas.