Um bolo que tanto pode ser feito para impressionar, recheado em camadas como eu fiz, como sob a forma de queques ou apenas simples. Uma coisa é certa o creme de morango é essencial, pela cor que dá mas sobretudo pelo sabor. O bolo sendo saboroso é apenas um bolo simples, mas com o creme torna-se difícil resistir à segunda fatia… e à terceira.
Com o dia dos namorados à porta, melhor do que um bolo de morango coberto com creme de morango só mesmo um bolo de morango, coberto com creme de morango e recheado com ganache de chocolate e morango!
O processo de montagem não é coisa de principiante, mas se cortar um bolo em três camadas representar um desafio há sempre a alternativa de ser só cortado ao meio ou até de cobrir só com o creme de morango e servir o ganache morno, à parte, como molho.
Bolo de Morango
inspirado numa receita daqui (desde há uns anos este site perdeu actividade mas originalmente foi a minha fonte)
Faz um bolo alto de 20 cm
Ingredientes:
230 gr de manteiga (de preferência à temperatura ambiente)
400 gr de açúcar branco
150 gr de açúcar amarelo
4 ovos (tamanho L)
120 ml de óleo vegetal
180 gr de iogurte natural
1 colher de chá de pasta ou extrato de baunilha (opcional)
700 gr de farinha de trigo sem fermento
½ colher de chá de sal
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
500 gr de morangos (sem pé) cortados em pedaços pequenos
Aqueça o forno a 180.º e prepare a forma untando-a com manteiga e polvilhando com farinha ou usando o spray de untar.
Numa tigela, junte a farinha, o sal e o bicarbonato de sódio. Reserve.
Na batedeira montada com a pá, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo. Adicione os ovos um a um, batendo bem. Misture o iogurte, o óleo e a baunilha, alternando esta mistura com os ingredientes secos. Envolva os morangos. Deite a massa na forma, enchendo cerca de 3/4 da sua capacidade. Leve ao forno e deixe cozer cerca de 1 hora. O bolo estará pronto quando espetar um palito e este sair seco.
Puré de Morango
Este puré é usado no ganache de chocolate e no creme de morango.
Ingredientes:
260 gr de morangos (sem pé)
2 colheres de sopa de sumo de limão
2 colher de sopa de vinho do Porto (ou outra bebida a gosto)
Corte os morangos em pedaços pequenos. Num pequeno tacho, junte os morangos, o vinho do Porto e o sumo de limão. Quando levantar fervura, cozinhe até amolecer os morangos. Deixe arrefecer ligeiramente e bata no processador de alimentos até fazer um puré.
Ganache de Morango
Ingredientes:
230 gr de chocolate negro
230 ml de natas
150 ml do puré de morango (já frio)
Parta o chocolate em pedaços pequenos para dentro de uma tigela e reserve. Aqueça as natas até ferverem e deite-as sobre o chocolate. Aguarde um minuto e depois mexa bem até obter um creme homogéneo. Finalmente, incorpore o puré de morango.
Deixe arrefecer até o ganache ter a consistência de um creme e não de um molho.
Creme de Morango
Ingredientes:
320 gr de manteiga à temperatura ambiente
2 embalagens de queijo philadelphia (400 gr) à temperatura ambiente
320 gr de açúcar em pó
2 colheres de chá de pasta ou extrato de baunilha (opcional)
150 ml do puré de morango (já frio)
Na batedeira montada com a vara de arames, bata a manteiga com o queijo até formar um creme fofo. Adicione o açúcar e a baunilha, batendo sempre. Junte o puré de morango e bata até obter um creme homogéneo. Se quiser uma cor mais viva é só juntar umas gotas de corante alimentar (eu não usei).
Montagem:
Corte o bolo em três camadas, pode usar uma faca de serrilha ou um fio dental. Se usar a faca, mantenha sempre a mão em cima do bolo e não nas laterais para que não haja o perigo de se cortar quando a faca acabar de atravessar o bolo. Para cortar com o fio dental, basta passar o fio à volta do bolo cruzando as pontas à frente. Depois, puxe, em simultâneo, as pontas do fio dental e ele vai cortando o bolo.
Deitar um pouco de creme de morango num saco pasteleiro. Corte-lhe a ponta de forma a ter uma abertura de cerca de 1 cm. Colocar a primeira camada de bolo no prato e com o saco pasteleiro fazer uma borda à volta do diâmetro do bolo. Esta borda vai servir de “barragem” para o ganache.
Distribua metade do ganache e alise bem. Coloque a segunda camada de bolo e repita a operação.
Finalize com a terceira camada de bolo (a terceira camada de bolo já não tem ganache). Com uma espátula alise os lados, caso haja um pouco de creme a espreitar, e guarde o bolo no frigorífico (ou congelador) para que solidifique bem.
Com uma espátula de metal ou uma faca (usando o lado liso) cubra o bolo com o creme de morango. Se o creme de morango estiver demasiado mole poderá colocá-lo no frigorífico para que solidifique um pouco e seja mais fácil de trabalhar.
Decore a gosto com morangos ou flores ou sirva simples.