Há lá bolacha mais americana que uma boa bolacha com pepitas de chocolate?
E não estou a falar das bolachas estaladiças que às vezes se compram no supermercado, mas sim de bolachas apenas ligeiramente estaladiças por fora (se tanto) e tenras no centro e com muito chocolate. Estas bolachas têm, no entanto, de ter um aviso. É impossível comer só uma. Mesmo!
São melhores ligeiramente aquecidas e servidas com uma bola de gelado, ou então só acompanhadas com um copo de leite fresco.
Ingredientes
- 100 gr de manteiga
- 100 gr de açúcar amarelo
- 100 gr de açúcar branco
- 1 colher de chá de pasta ou extrato de baunilha
- 1 ovo (tamanho L)
- 230 gr de farinha de trigo sem fermento
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sodio
- 215 gr de pepitas de chocolate
Procedimento
- Pré-aquecer o forno a 170. Cº.
- Bata a manteiga com os açúcares e a baunilha. Adicione o ovo e continue a bater até o incorporar. Pode ser necessário parar a batedeira e raspar a tigela com a espátula.
- Junte a farinha, o bicarbonato de sódio e o sal. Quanto a farinha tiver sido incorporada acrescente as pepitas de chocolate. Depois de juntar a farinha não deve bater muito a massa. Bata apenas o suficiente para ligar os ingredientes, de outro modo as bolachas podem ficar duras.
- Com uma colher de gelado (ou com qualquer outra) forme bolas com a massa e disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deverá deixar cerca de 2 cm entre as bolachas, pois elas espalham no forno.
- Leve a cozer durante cerca de 16 min. Estarão prontas quando começarem a corar ligeiramente nas bordas. Deixe arrefecer antes de as retirar do tabuleiro para não se desfazerem.
- Conservam-se em caixa hermética à temperatura ambiente durante cerca de 3 a 4 dias.
- As bolachas cruas podem ser congeladas e assadas diretamente do congelador. Demoram apenas mais um pouco no forno.