Uma tarte com recheio de frutos vermelhos já a pensar no verão agora que os dias começam (finalmente!) a aquecer.
Esta é uma daquelas pies à boa maneira americana, ou seja, com o recheio integralmente coberto por uma segunda camada de massa. Contrariamente ao que se poderia pensar não fica massuda, e em cada garfada temos apenas a proporção ideal de massa vs recheio.
Apesar da tarte ser boa simples, eu acompanhei com um chantilly aromatizado com manjericão. A combinação funciona muito bem, com o manjericão a dar um toque de frescura ao doce da tarte.
Tanto o recheio como a massa podem ser preparados de véspera, adiando a montagem para o dia seguinte, tornando o processo ainda mais fácil.
Ingredientes
Para a massa
- 2 ½ chávenas de farinha de trigo sem fermento
- ½ colher de chá de sal
- 230 gr de manteiga fria
- 90 mL de água fria
Para o recheio
- 5 chávenas de frutos vermelhos (eu usei uma mistura de fruta congelada e fresca)
- ½ chávena de açúcar mascavado
- ½ chávena de açúcar branco
- Raspa e sumo de um limão
- 1 colher de chá de pasta de baunilha ou extrato de baunilha
- ¼ de chávena de farinha maizena
- 30 gr de manteiga
Para o chantilly
- 200 ml de natas
- Um ramo pequeno de manjericão (umas quinze folhas)
- 3 a 4 colheres de sopa de açúcar em pó (depende de quão doce se gosta do chantilly)
Procedimento
- Comece por preparar a massa. Numa tigela (eu uso a batedeira) ou num processador de alimentos, misture os ingredientes secos. Depois, adicione a manteiga cortada em pequenos cubos. Quando a manteiga começar a esfarelar junte a água. Deixe mexer (ou se estiver a usar o processador de alimentos, pulse) até que se forme uma massa.
- Divida a massa em dois pedaços, forme dois discos e embrulhe-os em papel aderente. Refrigere a massa durante cerca de 30 min.
- Pré-aqueça o forno a 190ºC.
- Num tacho, junte a fruta, os açúcares, a raspa de limão, a pasta de baunilha (se usar extrato adicione-o apenas no final). Leve ao lume, mexendo de vez em quando para não queimar no fundo. À parte, dissolva a farinha maizena num pouco de água fria. Quando a fruta já estiver a borbulhar, adicione a maizena e mexa bem para que não se formem grumos. Deixe ferver durante um ou dois minutos até engrossar. Retire do lume e acrescente o sumo do limão (e, se usar, o extrato de baunilha).
- Estenda uma das partes da massa numa superfície ligeiramente enfarinhada (com uma espessura de mais ou menos 0,5 cm). Cubra o fundo e as laterais da tarteira e apare o excesso. Estenda a outra parte da massa num círculo do diâmetro da tarteira.
- Deite o recheio sobre a massa e distribua a manteiga cortada em pequenos cubos. Cubra com o segundo círculo de massa e faça-lhe um corte no topo para que o vapor possa sair. Com as aparas pode formar um desenho para decorar a tarte.
- Pincele com um ovo batido e leve ao forno durante cerca de 40 /45 min ou até estar bem dourada.
- Para fazer o chantilly de manjericão.
Leve ao lume as natas com as folhas de manjericão. Deixe levantar fervura e desligue. Cubra o tacho e deixe repousar durante uma ou duas horas. Retire o manjericão e coloque as natas no frigorífico para arrefecerem. Quando as natas estiverem bem frias, bata-as com o açúcar até formar chantilly.