Quem é que não gosta de comer uma boa fatia de tarte de maçã com uma chávena de chá quentinha?
Está bem que é Janeiro e estamos todos de dieta, mas também nada de extremismos. Além disso, esta tarte de maçã é ligeiramente mais light que o habitual. Tem muitas maçãs, um toque de canela, claro, açúcar mascavado em vez de açúcar branco e a base da tarte é feita com massa integral. Pequenas diferenças, mas que nem por isso produzem um resultado menos apetitoso.
Sempre que posso, uso uma combinação de variedades de maçã porque cada maçã tem um sabor e texturas únicos (a maçã Fuji cozinha muito bem) que enriquecem o sabor da tarte. E para engrossar o líquido libertado pelas maçãs, optei por adicionar flocos de aveia (em substituição da maizena ou da farinha), gosto mais do sabor e da textura que dá ao recheio.
Ingredientes
Para a massa
- 240 gr de farinha de trigo integral
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de sopa de açúcar
- 140 gr de manteiga fria
- 80 ml de sumo de maçã (sem açúcares adicionados) frio, ou água fria
Para o recheio
- 1 kg de maçãs (eu gosto de misturar diversas variedades)
- Sumo de meio limão
- 2 colheres de chá de canela
- 1/2 colher de chá de gengibre em pó
- 1/4 de colher de chá de noz moscada
- 1/3 de chávena de açúcar mascavado
- 1/3 de chávena de flocos de aveia
- 1 pequena noz de manteiga
Procedimento
- Comece por preparar a massa.
Numa tigela (eu uso a batedeira) misture os ingredientes secos. Depois adicione a manteiga cortada em pequenos cubos. Quando a manteiga começar a esfarelar adicione o sumo de maçã (ou água). Deixe mexer até que se forme uma massa.
- Embrulhe a massa em papel aderente e refrigere-a durante cerca de 30 minutos.
- Enquanto a massa descansa, descasque e corte as maçãs em cubos ou em fatias. Esprema o meio limão sobre as maçãs (para que não oxidem). De seguida, adicione as especiarias e o açúcar e mexa bem.
- Aqueça a noz de manteiga numa frigideira grande e salteie as maçãs para que cozinhem um pouco e libertem algum líquido. Retire do lume e adicione os flocos de aveia.
- Pré-aqueça o forno a 190ºC.
- Estenda a massa numa superfície ligeiramente enfarinhada (com uma espessura de mais ou menos 0,5 cm). Cubra o fundo da tarteira e apare o excesso. Estenda a massa remanescente e corte, então, as tiras para colocar por cima das maçãs.
- Deite as maçãs sobre a massa e, gentilmente, acomode-as bem para que não haja espaços vazios. Cubra com as tiras de massa, cruzando-as. Pincele com um ovo batido e polvilhe com um pouco mais de açúcar mascavado.
- Leve ao forno durante cerca de 40 /45 min ou até estar bem dourada.