As festas de Ano Novo são as ocasiões ideais para sobremesas vistosas e mais sofisticadas que fazem um bonito centro de mesa ao lado das garrafas de Champagne. Isso não significa, no entanto, horas na cozinha até nos doerem as costas e os pés ou ter stresses de última hora. Até porque estes dias são também a ocasião perfeita para estar com a família e os amigos de forma descontraída.
Este semifrio pode ser feito com dias de antecedência bem como os restantes componentes. As pipocas podem, inclusivamente, ser compradas já feitas (embora estas valham o trabalho extra).
Não percam também o vídeo que ensina a fazer o honeycomb. Aqui fica o link “Como Fazer Honeycomb”.
Assim, no dia de servir é só desenformar, decorar e deliciar-se.
Ingredientes
- 60 gr de manteiga
- 100 gr de açúcar mascavado
- 30 gr de mel
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 embalagem de pipocas de micro-ondas com sal (faz cerca de 100 gr de pipocas)
Procedimento
- Fazer as pipocas de acordo com as instruções da embalagem. As que compro não são muito salgadas, o que me leva a adicionar 1/2 colher de chá de sal ao caramelo. Se as pipocas já forem muito salgadas diminuir o sal.
Deitar as pipocas numa tigela e reservar.
- Pré-aquecer o forno a 135ºC. Num pequeno tacho aquecer o açúcar, o mel, a manteiga e o sal até ferver. Assim que começar a ferver e os ingredientes estiverem dissolvidos, tirar do lume e deixar arrefecer uns instantes.
Deitar o caramelo sobre as pipocas e com a ajuda de uma espátula misturar bem.
- Forrar um tabuleiro com papel vegetal e colocar as pipocas no tabuleiro. Levar ao forno durante 45 minutos mexendo as pipocas a cada 15 minutos.
- Depois de as retirar do forno, esperar 5 minutos e voltar a mexer para separar as pipocas e estas ficarem soltinhas.
- Estas pipocas aguentam até uma semana guardadas numa caixa hermética. Se ficarem moles é só pôr no forno mais uns 10 minutos e ficam como novas!
Ingredientes
- 160 gr de açúcar
- 45 gr de mel
- 30 ml de água
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Procedimento
- Forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Num tacho ligeiramente maior do que a quantidade dos ingredientes sugere, (porque quando se adiciona o bicarbonato de sódio a mistura sobe muito), levar ao lume o açúcar, a água e o mel.
- Cozinhar até apresentar uma cor âmbar. (Aqui, é importante já ter tudo preparado. O tabuleiro perto do forno e uma vara de arames).
- Juntar o bicarbonato de sódio, mexer depressa e deitar o honeycomb sobre o tabuleiro. Não mexer mais (por muita que seja a tentação) e deixar arrefecer bem.
- O honeycomb conserva-se por vários dias numa caixa hermética à temperatura ambiente.
Ingredientes
Para o caramelo
- 150 ml de natas
- 75 gr de manteiga
- 150 gr de açúcar
- 1/2 colher de chá de flor de sal
Para o semifrio
- 1 ovo (tamanho L)
- 3 gemas
- 100 gr de açúcar
- 400 ml de natas
- 180 gr de molho de caramelo (o resto que sobrar utiliza-se para regar o semifrio no final)
- 100 gr de honeycomb partido em pedacinhos
- 100 gr de chocolate de leite (ou amargo) também partido em pedacinhos
Procedimento
Caramelo
- Colocar o açúcar num tacho pequeno e deixar caramelizar até atingir a cor âmbar escuro (o caramelo começa quase a parecer arruivado). Desligar o lume, deitar em pequenos goles as natas, mexendo sempre com uma vara de arames. Devido à diferença de temperatura, o caramelo pode espirrar pelo que se deve deitar as natas com muito cuidado. Finalmente, adicionar a manteiga. Mexer bem até obter um creme uniforme.
- Atenção: caso o caramelo queime, desligar imediatamente o lume e, com cuidado, deitar alguma água fria e deixar arrefecer. Quando o “caramelo” estiver frio, encher o resto do tacho com água e levar ao lume para o açúcar dissolver e ser possível lavar o tacho.
Semifrio
- Forrar bem uma forma de bolo inglês com papel aderente. Na tigela da batedeira juntar o ovo, as gemas e o açúcar. Levar a banho-maria mexendo sempre até o açúcar estar dissolvido e a mistura bem morna.
- Depois, passar a tigela para a batedeira equipada com a vara de arames e bater até a mistura estar bem fofa e esbranquiçada. Juntar o molho de caramelo à mistura de gemas e açúcar.
- De seguida, bater as natas em picos médios (se as natas baterem muito ficam mais difíceis de envolver na mistura). Envolver as natas no creme das gemas até obter um preparado homogéneo.
- Finalmente, adicionar os pedaços de chocolate e de honeycomb.
Deitar o semifrio na forma e levar ao congelador de um dia para o outro.
- No momento de servir desenformar o semifrio, decorar com as pipocas e regar com o resto do molho de caramelo morno.